HOJE TEM ESTRÉIA NO BLOG:
PUBLICIDADE
Publicidade Surrealista
por Nilson Motta
O Surrealismo é um movimento artístico e literário surgido na França na segunda década do séc. XX. O termo havia sido cunhado por G. Apollinaire em 1917, significando "o que está acima do realismo". Sendo assim tenta superar os limites impostos à imaginação pelo pensamento lógico burguês e pelas concepções do Renascimento. O Surrealismo defendem então, a liberdade e a forma particular do indivíduo de interpretar o mundo, desprendido do predomínio da razão.
Podemos observar abaixo um exemplo de Surrealismo na Propaganda da Coca-cola.
Observe agora algumas pinturas do russo Vladmir Kush e compare com a propaganda acima, veja que o comercial da Coca-Cola possui uma fotografia e uma composição de cores muito semelhante as pinturas do russo. Além do predomínio onírico na propaganda e a manifestação do inconsciente na estética.
Interessante que o próprio anúncio da Coca-Cola se confunde com as obras de Vladmir Kush.
Surrealismo na Publicidade
Levando em consideração que o surrealismo não tem barreiras para a criatividade, o movimento está 100% inserido na publicidade. A publicidade se apropria do “que está acima do realismo”, mistura com um Q de apelo emocional, fazendo com que o público se identifique em várias situações. O que o público quer ver em um comercial é algo que expande os limites impostos à imaginação. Em publicidades que se baseiam do surrealismo a intenção é a liberdade que o público tem para interpretar aquele mundo imaginário que estamos oferecendo, o desprendido do predomínio da razão.
A fotografia da propaganda da Coca-Cola e a utilização das cores são muito parecidas com a composição de pinturas russas de Vladmir Kush. Outro exemplo de propaganda que utiliza esta vanguarda é a campanha da Volkswagen, que faz uma paródia do quadro de Salvador Dali.
A Levi’s, em uma de suas peças, foi inspirada pelo quadro “Vênus e o Marinheiro”, de Salvador Dalí.
Há também a fotografia publicitária de Pierre Jahan (1909-2003), um dos expoentes da fotografia surrealista e da fotografia publicitária. Os primeiros fotógrafos da fotografia publicitária foram justamente os pictorialistas, dadaístas, surrealistas. Ou seja, aqueles que acreditavam na fotografia construída, pensada e os que queriam dar à fotografia o status de expressão autônoma.
Graças ao Surrealismo, os artistas se libertaram das regras impostas pela sociedade. Eles não tinham mais limites criativos e puderem criar e formar imagens que só existiam na sua cabeça. Foi a partir do século XX que os artistas surrealistas puderam demonstrar e transcrever seus sonhos e fantasias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário